Carregando Eventos

« Todos Eventos

Minicurso: A Mitologia na Filosofia e na Literatura: Eudoro de Sousa

junho 26 @ 16:00 - junho 28 @ 18:00

O curso será dividido em três aulas, assim distribuídas:

  1. Eudoro de Sousa e a Escola do Porto. A formação do itinerário filosófico do helenista luso-brasileiro.
  2. Os estudos iniciais: Liceu Pedro Nunes; Seminário de Saint-Sulpice; Collège de France e Institut Catolique de Paris e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
  3. A geração da Escola do Porto: Álvaro Ribeiro, José Marinho, Delfim Santos, Adolfo Casais Monteiro, Almada Negreiros e Agostinho da Silva; A Teoria do Mito no pensamento Luso-Brasileiro, de António Braz Teixeira.

  1. Eudoro de Sousa e a Alemanha. (1940)
  2. O Leitorado na Universidade de Heidelberg. A Altertumswissenschaft de inspiração wolfiana. As influências de Klages, Schelling, Heidegger e Jaspers. Os estudos arqueológicos e etnológicos de Walter F. Otto, Károly Kerényi e Mircea Eliade.

  1. Eudoro de Sousa e o Brasil:
  2. Agostinho da Silva e atividade académica no Brasil; A teoria literária a propósito de Fidelino Figueiredo, Jorge de Sena, João Ferreira e António Telmo. A Escola de São Paulo, de António Braz Teixeira.

Luís Lóia

Licenciado em Filosofia, Pós-graduado em Educação para a Cidadania e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). É Professor Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UCP. Nas suas funções docentes nesta Universidade é também Representante dos Docentes de Filosofia na Comissão Pedagógica da Faculdade de Ciências Humanas, Tutor do Curso de Licenciatura em Filosofia, em regime de b-learning e Coordenador da Pós-graduação em Filosofia para Crianças. Ainda nesta Universidade é Assessor Científico e Investigador do seu Centro de Estudos de Filosofia (CEFi), sendo Editor da sua Revista International Journal of Philosophy and Social Values. Tem também funções docentes na Universidade Europeia, em Lisboa, e no Colégio Manuel Bernardes. É Vice-diretor da Revista Nova Águia: Revista de Cultura para o século XXI e Membro do Conselho Fiscal do Movimento Internacional Lusófono. Tem como principais áreas de interesse académico a Filosofia do Conhecimento, a Ciência Política e o estudo da Filosofia Portuguesa com particular incidência no pensamento de Padre António Vieira, Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Eudoro de Sousa, áreas onde tem lecionado, investigado e publicado. Atualmente, é também Investigador Integrado no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto onde prepara o seu Doutoramento com uma tese intitulada Phylosofia e Phylomitia em Eudoro de Sousa.

Detalhes

Início:
junho 26 @ 16:00
Final:
junho 28 @ 18:00